Curso de Bandagens Elásticas Funcionais

Voltar

O curso de Bandagens Elásticas Funcionais proporciona o ensino de um instrumento que pode ser agregado ao conceito Osteopático, pois auxilia no tratamento das disfunções teciduais. Essa abordagem disfuncional nos permite trabalhar com alterações musculares (hipotonias, hipertonias e espasmos), do tecido conjuntivo (encurtamentos e tensionamentos de fáscias e ligamentos), articulares (hipermobilidades e hipomobilidades), neurais (compressão, sensibilização, perda de complacência) e viscerais (perda da mobilidade, ptose, relações metaméricas com áreas da pele). Além disso, o curso aborda técnicas para edema, hematomas e drenagem linfática que contribuem para maior fluidez dos tecidos corporais.

Por meio de suas características físicas, a bandagem elástica funcional apresenta quatro funções principais: dar suporte aos músculos, auxiliar a circulação dos fluidos orgânicos, enviar informações proprioceptivas e corrigir problemas articulares.

Este curso é de grande valia para Fisioterapeutas que atuam na área clínica e do desporto. Com 3 anos de experiência em bandagens elásticas e com conteúdo 75% prático, o curso complementar, além de apresentar os conceitos mais modernos e abordar de forma profunda as aplicações das bandagens elásticas funcionais, está fundamentado na filosofia Osteopática ao explorar conteúdos voltados para o tratamento clínico, agregando princípios, diagnóstico e tratamento osteopático a um instrumento que vem ganhando muito espaço em áreas do desporto, ortopédica, neurológica, tratamentos posturais, entre outros.

 

Histórico da técnica de bandagens elásticas funcionais (BEF);

A evolução dos tratamentos com BEF;

Disfunções e as manifestações clínicas dos tecidos: como atuar em músculos, ligamentos, tendões, fáscias, nervos, edemas, hematomas e vísceras;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas musculares de tonificação e relaxamento;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas ligamentares e tendinosas;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas articulares;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas fasciais;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas neurais;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas circulatórias: edemas, edemas linfáticos, hematomas;

Conceitos teóricos e aplicação das técnicas viscerais;

Atividade prática direcionada à aplicação em casos clínicos comumente encontrados.

  • Ministrante:

    Danilo Augusto Ninello, CEI

  • Público-Alvo:

    Fisioterapeutas e acadêmicos em Fisioterapia

  • Carga Horária:

    30 horas